quarta-feira, julho 26, 2006

Рига - Моцкба

Moscovo, 26 de Julho de 2006, 23:50

A sequência de acontecimentos é tão grande que nem sei bem por onde começar… Aliás, para ser mais fácil, o melhor é contar mesmo tudo… Mesmo que isso demore as 2 horas que estou a prever… A história da multa já está contada… Resta enquadrá-la…

21 de Julho

Viagem de avião Porto-Frankfurt: seca tremenda de 2 horas e meia no Porto à espera do Check-In… Mais 2 horas à espera do voo…

3 horas de avião até Frankfurt (e uma hora de fuso horário).

Desculpem… Disse Frankfurt por engano… Frankfurt-Hahn (que fica a qualquer coisa como cento e qualquer coisa kms de Frankfurt, 1,45 horas de caminho) foi sim o sitio onde chegámos.

Resultado?

6 horas de pincel, deitados, sentados, espojados, a refilar, a rir, a desesperar, deitados outra vez, a mandar vir novamente (e tudo outra vez durante mais 5 horas e meia) até ao Check-In. Mais uma hora de risota, desespero, “dormitanço”, etc., e eis que estamos no avião para Riga.

Mais 3 horas de avião (e mais um fuso horário) e lá chegámos – finalmente – ao nosso primeiro destino.

Resumo: desde as 4 da manhã no Porto até às 10 da noite de Riga.

Cansados?

Bahahhahahahah.

Nunca!

Chegámos à pensão (com a ajuda preciosa do Brandan – sim, com A – um australiano que, viemos a saber depois, era nosso room mate) lá para as 11 da noite.

Banho tomado, happy meal no Mac e lá estávamos a caminho da Old Town.

Um bocado decepção esta primeira noite… A certa altura já estávamos fartos de receber cervejas “de borla” para ir a casas de strip (“é só para entrar, não precisam ficar… Vão só ver as miúdas… As melhores de Riga”, ao que respondíamos: “Não pá! Hoje só viémos beber uma cerveja! Amanhã talvez...” Ao fim de 20 nãos lá entrámos num… Acho que nem 1 minuto lá estivémos… Que intimidante… Não recomendo… De todo!!! Aquilo de strip só tinha mesmo o nome… Aquilo era literalmente uma casa de meninas… Enfim, primeira e última…). Vagueámos durante 1 hora (sensivelmente) à procura de um bar porreiro, mas só nos saiam pubs de bifes ou casas de “strip” na rifa… Até que lá encontrámos um bar que estava a dar Thievery Corporation e nem pensámos: “Puto, é já neste!”.

Yah, porreirinho, deu para beber uma bejeca, abanar um bocado o corpo (em estado avançado de decomposição) e ir dormir, visto que já passavam algumas 40 horas desde a última vez que tínhamos estado a dormir… Ou seja, nada fazia prever a loucura que foram os 3 dias seguintes…

22 de Julho

Acordamos bem cedinho (por volta das 10) para ir conhecer a cidade de dia… E que bem que fizemos.

Riga e linda!

Fotogenicamente falando (e neste momento aproveito para fazer um parentesis para dizer que todas as palavras deste blog sao responsabilidade minha, sendo as fotos responsabilidade do Bruce, uma vez que este trolha nao se digna a escrever!!!), nao sendo dos melhores sitios onde ja estivemos, tem um je ne sais quois que so os paises do Leste conseguem transmitir. Nao sei se e do verde dos telhados, se do ocre dos tijolos… Sei que passear por cidades como Riga (e fotografa-las) da grande moral...

Primeiro almoco n'O grande spot (LIDO) e depois ir ate ao Hostel (Elizabeth’s Youth Hostel – impecavel; grandes condicoes, pessoas simpaticas, localizacao excelente, grande seleccao de backpackers) e o nosso primeiro contacto com pessoas que la estavam hospedadas (sem ser o primeiro contacto com o Brendan a chegada): duas miudas da Rep. Checa impecaveis (a Petra e a Tereza).

Alias, impecaveis e pouco… Estas miudas eram excelentes…

Mais tarde viriamos a perceber que parecia que toda a vida as tinhamos conhecido. La esta, mais uma daquelas partidas que a nossa estrelinha da sorte nos prega.

Ate digo mesmo mais: pessoas semelhantes atraem-se… Deste momento em diante fomos inseparaveis… Para todos os lados fomos juntos, em todos os lados nos divertimos a grande e a Leta (falta o til, mas estes computadores aqui no Leste nao fazem puto de ideia do que e isso…Grande fatelice diga-se de passagem…).

Fomos todos jantar passado um bocado, juntamente com o Brendan e com outras duas colegas de quarto nossas (duas irlandesas, uma das quais vai ver Pearl Jam a Portugal dia 6 de Setembro) e tivemos uma noite completamente alucinante.

Epa, relembrar isto ate faz parecer que ja passou bue tempo, mas de facto foi excelente esta noite!

Acabamos de jantar e fomos para a Old Town (para variar…) e fomos para um bar que eu e o Bruce tinhamos encontrado (logo a seguir a termos apanhado a #$%#* da multa), chamado Orange Bar.

Obviamente, nestas alturas em que ja esta tudo meio com os copos, fala-se ate mais nao sobre tudo e mais alguma coisa (no fundo, sao 5 pessoas, cada uma do seu ponto do globo, cheias de vontade de partilhar experiencias e de saber mais sobre os outros…Isto e o espirito BackPacker… Felizmente temos a sorte de o ser!) e naquele momento (e nao e para ser chato, nem presuncoso) nada mais interessa! Paleta, mais paleta, risota, cerveja, paleta, mais cerveja, tudo excelente.

E mais excelente se tornou quando apareceu um senhor chamado Billy Neal (http://www.billyneal.net/). Este australiano e literalmente o maior! Acompanhado da sua guitarra, tocou para nos durante algumas 2 horas (pelo menos), com grandes conversas pelo meio, cerveja, e mais conversa, bem, acho que imaginam bem a rockalhada em que aquele bar se tornou.

Eram algumas 4 da manha quando fomos para o Hostel. Desde logo ficaram combinadas duas coisas:

1.a (e mais importante): as 9 na sala dos computadores, para ir com a Terka e a Petruska para Majori, a praia do Baltico mais perto de Riga;

2.a: iamos ter com o Bill por volta das 6 e tal / 7 a um pub ingles (perto do Dickens) para o ver a dar concerto.

Dentinhos lavados, xi-xi, cama!

23 de Julho

Sim, as 9 (7 da manha em Portugal) la estavamos, para ir tomar banhos para o Baltico! Se custou…

Mas se valeu a pena! Pequeno-almoco, viagem de comboio (+/- 30 minutos) e de repente… o Baltico!

Para ja, o Baltico parece que nao tem sal. Parece que estavamos a tomar banho numa barragem qualquer em Portugal. Segundo, um gajo tem que andar quilometros ate conseguir dar um mergulho.

Pronto, a partir daqui so elogios (tirando o facto dos letoes parecerem que tem um problema qualquer de espaco… Entao nao e que estes gajos sao daqueles que com uma praia de, sei la, 5 kms, vem deitar a porcaria da toalha quase em cima da nossa? E nao foi so um! NAO! Foram alguns 5 ou 6…Resultado: de praia vazia com todo o espaco do mundo demos com algumas 4 familias a nossa volta no espaco de 20 metros quadrados)!

Aguinha morna, areia branca.

E as checas!

Epa, fonix! Acho que isto nunca nos tinha acontecido. Juro. Estas miudas pareciam nossas amigas de infancia… Nao sei explicar. Uma amizade incrivel, palhacadas e brincadeiras que nos temos com os nossos amigos de longa data de Portugal… Acabamos por perceber que somos muito parecidos uns com uns outros, em termos de encarar a vida, de projectos, sei la… La esta, nao sei explicar… Que boa onda… Mesmo quando tinhamos que falar entre nos (leia-se conterraneos), tranquilo, nao havia aquela onda de estar sempre a falar uns com os outros por frete…Bem, chega… Foi mesmo impecavel!

La para as 5 e pouco estavamos a bazar por causa do gig do Bill.

A chegada a estacao, tudo na boa, entramos no comboio e oooopssss… Que e feito da minha carteira?

Na estacao seguinte, voltamos para tras (eu e o B) a procura dela, mas nada. Resultado: acreditamos sinceramente, que num momento qualquer de distraccao, enquanto tiravamos uma foto, ou faziamos uma palhacada qualquer, alguem ma roubou!

Bem, la se foram os documentos… Tirando o BI e o Multibanco, nada de especial. O passaporte e o VISA estavam no hotel, na recepcao, logo, quem a tiver roubado pouco levou!

La fomos a policia (para ter o papel comprovativo de como fomos roubados), tomamos banhinho e fomos jantar com as nossas amigas.

Saida tranquila para um barzito barato, ate que por acaso aparece uma miuda que tinhamos conhecido na noite anterior no Orange Bar, a dizer que o concerto do Bill no pub nao tinha acontecido, mas que ele estava a tocar no Orange.

Bem, mas que loucura! Chegamos la, estavam la meia duzia de gatos pingados a ve-lo. Mas nos comecamos logo a fazer a festa, mais pessoas comecaram a chegar, tanto que 20 minutos depois ja estava tudo a dancar em cima das mesas (e assim continuou durante mais meia-hora). Foi brutalissimo. A certa altura, as miudas do bar ja faziam chover cerveja por todo o lado! Enfim, o rrrrock do costume. Mais uma vez, 5 da manha a chegar ao Hostel. Grande onda mais uma vez…

24 de Julho

Como combinado na noite anterior, as 10 nos computadores para ir para Sirgula (parque natural algures a alguns 100 kms de Riga). Realmente, estas checas tinham a licao toda muito bem estudada: sabiam os sitios todos, os horarios dos comboios, o que fazer nos sitios… Incrivel… Algo que, obviamente – e para quem nos conhece bem e sabe – nos nunca saberiamos a nao ser que alguem no-lo dissesse. Epa e que parque e que loucura que foi este dia!

Sinceramente, estava muito longe de imaginar isto na nossa viagem…

A chegada ao parque, a Petruska (embora a rapariga da foto seja a Tereza) falou-nos de uma coisa que tinha lido algures (la esta o trabalho de casa…) sobre um tal de Monkey qualquer coisa (que a partir desse momento ficou logo baptizado de Monkey Business) que era espectacular. Tudo muito bem…

Mas o Monkey Business era mesmo uma loucura. Aquilo era um parque de ski (no Inverno) com atraccoes de Verao. E que atraccoes. Aquilo parecia um treino da tropa, com slide, subidas, trajectos, … Carradas de coisas impossiveis de explicar… Olhem, tivessem vindo! :p

3 horas depois, todos estafados, fomos tomar banho para o rio. Dai para a cidade… Dai para Riga. Riga, jantar. Excusado sera dizer que acabamos a ver outro concerto do Bill no Orange.

Mais excusado sera dizer que la para as 4 estavamos no Hostel.


25 de Julho

Troca de fotos de manha (da minha digital e das delas), almoco no LIDO, e compra de bilhetes de comboio. Despedida sentida… Custou, mas a vida de um backpacker e assim… 150 euros para ir de Riga para Moscovo de comboio? NEVER! Claro que fomos de autocarro (19 horas, desconfortaveis como o caracas), mas por 37 euros ta- -se bem… Ou nao… Foi realmente secante (exasperante diria mesmo) e cansativo. Nao pregamos praticamente olho, mas pronto… Foi barato.

26 de Julho

Praticamente de directa…

Chegamos ao metro e iamos apagando.

Como e que um gajo que nao faz puto de ideia de cirilico, se guia numa teia entranhada ha varias geracoes no quotidiano de 10 milhoes de pessoas?

Ah, e estes moscovitas deixam muito a desejar em termos de ajuda a 2 gajos com 5 mochilas e que estao completamente perdidos…

Esta cidade e gigantesca.

Isto tem proporcoes de uma magnitude inexplicavel.

So para dar uma ideia, vendo no GPS (com erro de 2 metros, ao que parece) fizemos qualquer coisa como 20 kms ao longo do dia.

Mas e fenomenal!

Moscovo e uma bomba!


Red Square, pura e simplesemente: “Be there, or be square”.

Ate amanha, porque afinal de 2, foram 3 horas a escrever este post!

Abracos de Mockba!

Afonso e Bruce

13 Comments:

At 11:10 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Estão no bom caminho. Mantenham o nivel.

 
At 11:51 da manhã, Blogger opatrao said...

Grande nível, é mesmo isso!!!
Tou a ver que o Roooock está em todo o lado e que, onde ele não estiver, vocês evocam-no!!!

Boa escrita Al, tou a curtir muito!!!
Divirtam-se!!!!
Abraços

 
At 12:25 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Muito bom!

Espero que a sorte vos acompanhe sempre assim (com excepção da parte da carteira!)!

Vai escrevendo que estou a adorar :D

 
At 4:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

amazing boys :-p
TheGreatMazinga

 
At 10:43 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Voces são os maiores...
É a puta da loucura...
Afonso, continua a escrever assim, eu estou a curtir milhões...
É o rrrrrrrrrrrrrrrrock!!!!
Um grande abruce...

Ps.: Estou a adorar a parte das miudas... ;) rrrrrrrrrrrrock!!!

 
At 9:01 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Hi mates,
you are just unbelievable :)...just to correct you, the city was Sigulda and only 53km from Riga :)...but the rest (as far as we could understand, I had to translate everything to Terka) is just so true...miss you ...sweet kisses from Tallin Petruska and Terka

 
At 2:25 da manhã, Blogger Helena said...

WoW!!
Que viagem!!
É incrível e ainda agora começou! Está a ser bom ir vendo o que é que tu andas a fazer e saber que te estás a divertir à grande!
Diviritam-se!
Beijinhos e boa viagem (toda a gente sabe que vai ser)!

 
At 2:55 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Here are some links that I believe will be interested

 
At 7:45 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Great site loved it alot, will come back and visit again.
»

 
At 11:06 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Afonso, Afonso... Tou a ver que andas a aplicar o que eu te ensino! Ja andas a espalhar perfume latino entre as checas haha! Ganda onda, assim ja estamos a falar como deve ser! Tambem quero porra...

Adorei ler isto tudo, tou com uma inveja que nem imaginas! Grande viagem, grande relato, espero que continuem a curtir à grande nesses sítios espectaculares e com esse pessoal tão simpatico!

O parágrafo anterior era só mesmo para não parecer mal porque o que realmente interessa são as checas! Hahaha. Seus loucos... Tasting international pussy since 2006! :p

Um grande abraço para os dois e não se estraguem (muito :p).

 
At 7:29 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Entao, piores?Já engataram mais miudas do leste(ingenuazinhas)?Já apanharam muitos comas de vodka?Já se converteram ao budismo?Já foram raptados por alguma facção religiosa Mongol???!!!!!???? eheheheh... e quando e k dizem mais coisas????1 abraço, e tudo por uma mongolia livre!!!

 
At 5:14 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Your are Nice. And so is your site! Maybe you need some more pictures. Will return in the near future.
»

 
At 8:51 da tarde, Blogger El-Gee said...

estou aqui meio desiludido, esperava uma fotografia mais esclarecedora das checas na praia!! (desculpem, eu sei q sao como amigas de infancia!)

 

Enviar um comentário

<< Home